RESOLVENDO A QUESTÃO DA SEGURANÇA_BRASIL

ESPAÇO PARA DISCUTIRMOS OS ASSUNTOS GERAIS DO BRASIL E DO MUNDO!

Mensagempor Aprendiz » Qua Out 20, 2004 11:06 am

Caros companheiros de fórum,

Fiquei interessado no tópico e curioso ao mesmo tempo já que normalmente uso o espaço para dicas de sexo (que aliás são fenomenais). O mais interessante é que o tópico traz o título de "segurança" mas como bem introduziu o BBB ele se expandiu para vários assuntos da vida em sociedade.

Permitam-me divagar por outras áreas ainda não exploradas, e igualmente discutíveis, na tentativa de contribuir com a reflexão da galera. Me parece que a questão da segurança e todas as outras comentadas até aqui são resultados inevitáveis da vida social (aviso: não sou sociólogo) ou da vida em comunidade. Em aluns países as conseqüências podem ser menos ou mais danosas comparadas com o que no nosso querido Brasil (África, Oriente Médio, Leste Europeu, etc.).

Na minha opinião, a sociedade perfeita só existe num projeto utópico (esperança, nas palavras do BBB). Marx propôs uma alternativa para o Capitalismo. No sistema capitalista, por uma questão lógica e matemática, é impossível todo mundo ganhar. Se alguém ganha é porque alguém perdeu! Como pode haver então justiça e igualdade social assim? Historicamente as sociedades e os seres humanos sempre foram os mesmos. Por isso, a vida em sociedade é a tentativa de indivíduos viverem juntos; e é aí é que está a raiz do problema. Indivíduos são egoístas, pensam primeiro em si para depois pensar no outro. Ora se cada um pensa primeiro em si como podem viver juntos e serem felizes. O caminho me parece o da solidariedade, da negação de si mesmo em função do outro.

Nesse ponto a gente acaba entrando na área da religiosidade (outro fenômeno comum à todas as sociedades). Me parece que só na religião a gente encontra absolutos pelos quais os seres humanos podem se guiar. Quer dizer precisamos de algo acima, maior e além de nós que nos diga qual o caminho. Caso contrário, cada um se torna o seu próprio deus, e portanto, voltamos ao reinado do egoísmo que nos leva a todas as questão já levantadas.

É claro que mesmo nas questões religiosas os seres humanos também se desentendem, vide o número de guerras em nome de deuses: das Cruzadas à recente guerra no Iraque.

A minha opção ainda é o cristianismo, que fornece o mais alto padrão de absoluto que um ser humano pode ter: amar o próximo como a si mesmo. Daí parece ficar mais fácil viver em sociedade...

Parabéns BBB pela inciativa do tópico. É através desses assuntos que a gente acaba por conhecer um pouco mais e formar o perfil dos camaradas que estão trocando por aqui informações putanheiras.

Grande a abraço a todos, e como diria o poeta John Lennon: "Love is all you need"

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar na certeza de ser um eterno aprendiz..."
Aprendiz

Mensagempor bambambam » Ter Nov 09, 2004 1:28 am

Pois é amigos...e durante essa minha última viagem fui surpreendido por uma declaração do Lula aqui na FIRJAN no sentido de q: 'O Crime Organizado tem braços na Política, no Governo, no Judiciário e na Classe Dominante da Sociedade' ... foi mais ou menos isso q ele falou em outras palavras...

Ora, pq não age logo em 'arrancar' esses braços e deixar o CO 'manetas' ??

Falta o q ? Coragem ou Vontade Polpitica ??

Sinceramente, após essa declaração em q ele diz q sabe onde está o problema, PORÉM NÃO FAZ NADA, começo a achar q há conivência...

As tais medidas inteligentes q ele mencionou, só surtirão efeito (se surtirem) daqui há uns 20 anos...

Ações mais contundentes são necessárias e JÁ !!

Ex.:

a) Melhor fiscalização das fronteiras;

b) MP q permita a quebra dos Direitos a Sigilos Bancários, Fiscais e Telefônicos;

c) Convocação de Assembléia Constituinte para 2006, para 'ajustar' a Constituição e as Leis a uma nova realidade...

d) Pressão sobre o Judiciário para uma maior rapidez nos trâmites e um estudo para democratizar e desburocatizar a Justiça...

bambambam38300.106412037
bambambam

Mensagempor allô » Qui Nov 11, 2004 12:08 am

Colega Red label team, caramba. Estava a ler a sua mensagem e por momentos pensei que você estava a falar de Portugal. Os pontos de contacto entre a realidade Brasileira e Portuguesa, relativamente à inoperãncia da máquina judiciária (derivada de uma desorganização absurda) são tantos que me lambraram a situação Potuguesa.

Olhe um exemplo caricato. No dia 18 de Outubro foram criados os Juízos de execução do Porto (é um tribunal com competência para as acções executivas cíveis). Hoje, dia 11 de Novembro, os Juízos de Execução do Porto estão quase inoperacionais. Isto porque o nosso legislador teve a bilhante idéia de atribuir a esses Tribunais, não só a competência para as acções executivas que virem a ser instauradas, mas também aquelas que se encontravam pendentes nos Juízos Cíveis, Varas Cíveis e Tribunais de Pequena Instãncia Cível.

Em suma, os Juízos Cíveis estão literalmente afundados em processos. Uma medida que visava a celeridade processual, está a ter o efeito oposto.

[]´s

allô

Mensagempor allô » Qui Nov 11, 2004 12:17 am

allô wrote:

Colega Red label team, caramba. Estava a ler a sua mensagem e por momentos pensei que você estava a falar de Portugal. Os pontos de contacto entre a realidade Brasileira e Portuguesa, relativamente à inoperância da máquina judiciária (derivada de uma desorganização absurda) são tantos que me lembraram a situação Potuguesa.

Olhe um exemplo caricato. No dia 18 de Outubro foram criados os Juízos de execução do Porto (é um tribunal com competência para as acções executivas cíveis). Hoje, dia 11 de Novembro, os Juízos de Execução do Porto estão quase inoperacionais. Isto porque o nosso legislador teve a bilhante idéia de atribuir a esses Tribunais, não só a competência para as acções executivas que virem a ser instauradas, mas também aquelas que se encontravam pendentes nos Juízos Cíveis, Varas Cíveis e Tribunais de Pequena Instância Cível.

Em suma, os Juízos Cíveis estão literalmente afundados em processos. Uma medida que visava a celeridade processual, está a ter o efeito oposto.

Se você acha que o Brasil tem leis a mais, então o que você dirá de Portugal. Os legisladores "cagam" leis. Temos leis para tudo e mais alguma coisa. Um douto jurista alemão chegou a afirmar que Porugal possui leis técnicamente perfeitas, mas inaplicáveis. No ano passado, creio eu, tentaram lançar uma iniciativa parlamentar que visava a criação de uma comissão que teria como função destrinçar que leis é que ainda se encontram em vigor em Portugal. Perante a enormidade da função, essa sugestão foi logo colocada de parte.

Relativamente aos concursos de acesso à magistratura, a nossa situação é idêntica senão igual à vossa. Milhares de candidatos ao C.E.J. para poucas vagas. No fim do concurso por norma não conseguem preencher todas as vagas.

[]´s

allô

Mensagempor *MIM* » Qui Nov 11, 2004 10:14 am

Amigos,

1) O nosso judiciário é cheio de problemas, basta ver que juiz vendia sentença de liberdade para bandido. E parece que o juiz foi preso para a TV, mas agora está em casa aposentado. Se for verdade é o fim.

2) O processo de recuperação da Itália começou pelo judiciário quando os juízes se reuniram e compactuaram de acabar com o crime organizado e eles tinha consciência de que alguns iam morrer, mas resolveram se sacrificar em prol do povo.

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras

Friedrich Nietzsche
*MIM*

Mensagempor allô » Qui Nov 11, 2004 10:47 am

Caro colega Red Label Team:

De facto as nossas relidades são próximas.

Aqui, com o advento das universidades privadas (onde em quase todas existe o curso de direito) o número de licenciados em direito disparou e "rebentou a escala". Eu não sabia que o curso de direito no Brasil era um bacharelato. Aqui é licenciatura (5 anos). Depois, se o sujeito quiser ir para a advocacia, em que se inscrever na Ordem dos Advogados, onde tem um estágio profissional de mais dois anos. Nesse periodo o adv.-est. tem que prestar uma série de provas, de entre as quais se destaca a prova final de agregação. Mas contráriamente à situação Brasileira, aqui mais de 80% dos inscritosconseguem obter a cédula profissional de advogado. Por esse facto, temos tantos advogados em Portugal como na França, o que é um absurdo.

Quando eu for ao Brasil com certeza que não me vou esquecer de dar um "allô".

[]´s

allô

Mensagempor bambambam » Qui Nov 25, 2004 11:23 pm

Mais um tópico vinculado ao tema:

Tópico Aberto MAIS PRISÕES DA PF NAS FRONTEIRAS

bambambam

Anterior

Voltar para HOT FREE